Os princípios cristãos na Política


Há muita rejeição na maioria dos evangélicos quando o assunto é “política”.  As razões para essa atitude são muitas. Mas infelizmente os evangélicos estão sempre sendo usados por líderes mau intensionados, e corruptos que visam apenas status e poder.

*Porque a Igreja, que deveria ser um aprisco, acaba se tornando um curral eleitoral do seu pastor.

*Por causa de uma pseudo-espiritualidade que atribui ao diabo tudo o que se relaciona à política.

*Por causa de uma compreensão teológica. A Palavra de Deus de fato diz que o mundo jaz no maligno e está entesourado para o fogo, para o dia da destruição.

    Precisamos equilibrar nossa posição com dois conceitos básicos da palavra de Deus.

    Em primeiro lugar a visão bíblica sobre o mundo não é otimista. Na verdade o mundo é um lugar de trevas e, na sua essência, se opõe contra Deus. Todavia ainda assim a Bíblia nos estimula a lutar contra o mal e desfazer as obras do diabo.

    Em segundo lugar não existe nenhuma promessa bíblica que anuncia algum tipo de reino de Deus promovido pela mão do homem. Não existe nenhuma ideologia politico-partidária que traga a realização humana e o bem estar geral, isso somente acontecerá na vinda do reino de Deus com a volta de Jesus para reinar. Isto, porém, não nos impede buscarmos uma vida melhor em nosso tempo. Devemos fazer todo o possível para que a sociedade seja um lugar bom e justo.

     Creio que a política é um intrumento para esse fim. Por isso não se omita. Você não precisa se posicionar por um partido, mas deve se posicionar pelos princípios da palavra de Deus.

     Como cristãos precisamos observar se um candidato defende idéias que se harmonizam com os princípios da Palavra de Deus. Mas quais princípios são esses?

 10 princípios que devemos observar ao definir o nosso voto.

 

1°- Somos pela vida e pela família

      Ser pela vida significa que somos contra o aborto, e contra a perna de morte.

  • Mas acreditamos que a mulher deve ter o direito de escolha em manter ou não uma gravidez indesejável resultante de um estupro, um feto acéfalo ou anencéfalo. (Defendemos o plebicito)
  • Acreditamos que se não desejamos o aborto em nosso país, devemos evangelizar as pessoas, pois esta é a maneira correta.   ("Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos"). Zacarias 4:6   
  • Ser pela família significa defender o casamento monogâmico e heterossexual como está na Bíblia.

     Ser pela família significa combater a prostituição de todas as formas.

 

2°- Somos contra a injustiça e a impunidade

     Isso significa que só podemos votar em candidato ficha-limpa que defenda a justiça e se posicione publicamente e prove não está envolvido, contra a fraude, a corrupção e a impunidade.

     A palavra de Deus declara que as cadeias da injustiça devem ser quebradas: Is 5.22,23

     Precisamos eleger homens que lutem contra a fraude, a mentira e a corrupção dentro das instituições do país. Is 32.7

    É a impunidade que permite que os corruptos e os corruptores continuem agindo livremente. Os crimes do colarinho branco precisam ser punidos. Am. 2.6

3º- Somos pela liberdade de expressão e de culto para todos os homens, mulheres e religiões distintas e diferentes.

     Na Parábola do joio o Senhor disse que no mundo haverá trigo e joio. Hoje devemos tirar o joio da Igreja, mas não do mundo.

     Retirar o joio do mundo não é o mesmo que tirar o joio da igreja. Na igreja não podemos tolerar o joio, mas o joio que está no mundo somente os anjos de Deus separarão no último dia.

 4º- Defendemos e acreditamos que toda a terra nos foi dada por DEUS e que todos devemos ter direito a terra e a uma propriedade privada.

     A Palavra de Deus nos ensina o respeito pela propriedade privada. Hoje em dia o lugar em que isso é mais questionado é no campo. Defendemos a propriedade privada e o direito a terra a todos que nela almejam e possam vir a sobreviver, somos pela justiça no campo. Um bom candidato deve se engajadar a favor da partilha das áreas ociosas do país. É preciso que haja meios e instrumentos de dar ao trabalhador rural condi­ções de sobrevivência digna. Isaías 5.8

5º- Somos pela distribuição justa e igualitária de riquezas

     O plano de Deus é que a riqueza seja distribuída para promover a dignidade humana. Isso significa dar oportunidades iguais a todos os cidadãos. Ezequiel 18.7,8

     Não cremos que se deve tirar de uns para dar a outros, mas cremos que deve haver políticas públicas que permitam ao pobre subir na pirâmide social.

6º- Somos contra a violência e a arbitrariedade

     A vontade de Deus é que o homem violento seja tirado do convívio social. (Mas somos contra esta tese; De que bandido bom é bandido morto) 

Acreditamos que bandido bom, é o ex-bandido, convertido ao Nosso SENHOR Jesus Cristo Isaías 16.4,5

     Também a violação do estado de direito é visto por Deus como um mau a ter sua erradicação celebrada com alegria: Isaías 14.4‑7

7º- Somos contra a exploração do trabalhador

     Para nós distribuição de riqueza significa salários justos.

Tiago 5.4

8º- Somos contra o abandono e a mortalidade infantil

     A vontade de Deus é que não haja crianças que vivam poucos dias. Isaías 65.20

     Precisamos ser sérios e lutar para acabar com a mortalidade infantil. Para isso precisamos de candidatos que lutem pelo saneamento básico e pela saúde pública.

9º- Somos pela preservação ecológica

      A destruição do meio ambiente é promo­vida pelo egoísmo humano e pela megalomania dos governantes. Oséias 4.3

     Apocalipse 11 diz que quando o Senhor voltar ele destruirá aqueles que destroem a terra. Ap. 11:18

10º- Somos contra golpismos e governos ilegítimos

     Como cristãos precisamos nos comprometer para que nunca mais haja neste país qualquer forma de ditadura. Oséias 8.4

      Há governos que não são ministros de Deus para o bem. Por isso, Deus se levanta contra aqueles que apóiam esses governos golpistas e perversos.

Provérbios 24.24

 Orientações Gerais quanto a participação da Igreja

     As seguintes orientações são as de maior bom senso para direcionar e nortear os nossos membros no seu envolvimento político.

1. Cada membro pode e deve exercer a atividade política, mas nunca em nome da Igreja ou da fé. Cada um deve agir de moto próprio, mas sem precisar negar sua condição de cristão e membro de uma igreja.

2. No processo eleitoral nenhum candidato fará uso do púlpito ou do aparato físico da Igreja. Mas poderá fazer campanha abordando pessoalmente os membros da Igreja ou distribuindo material publicitário fora das dependências da Igreja.

3. Cada membro da Igreja pode e deve ser politicamente participativo nas questões da sua classe profissional ou da comunidade onde vive. Sempre dentro de sua consciência cristã.

4. A Igreja local não fará campanha política, nem se comprometerá com partidos políticos ao ponto de associar o seu nome a eles.

5. A igreja local não deve se posicionar nas eleições majoritárias para prefeito, governador ou presidente. No entanto, a liderança da igreja local pode apoiar um candidato a vereador, deputado ou senador.

6. Igreja poderá recomendar um candidato ao legislativo desde que o mesmo seja membro da igreja local ou evangélico.

7. Quando a igreja local decidir recomendar um candidato, tal apoio deve ser dado numa outra reunião e não durante o culto público.

8. A Igreja local pode se pronunciar, sempre que necessário, a respeito das questões nacionais que envolvam ética, moral, valores, família e fé. Porém nunca tomará posicionamentos partidários.

9. As dependências da Igreja podem ser usadas para o benefício da comunidade local em questões de ajuda social como entrega de cestas básicas, campanhas de vacinação e coisas afim, independente do partido que está no poder.

10. Cabe aos pastores orientar os membros na melhor maneira de exercer o direito do voto sem exercer qualquer tipo de força para impor um posicionamento partidário.

11. A igreja deve continuar orando pelos nossos governantes independente de sua coloração partidária.

12. Um candidato pode receber oração pública na Igreja sem que isso caracterize um apoio formal à sua candidatura. O candidato, porém, não pode fazer uso do microfone.

Estas linhas gerais são os trilhos que certamente nos impedirão de cair no extremo da omissão política e no abismo do engajamento partidário.

By Reverendo Neimar Soares

 Igreja de DEUS Pentecostal Reconciliação em CRISTO

Preparando o Povo de DEUS para o dia do Arrebatamento!